Uma sobremesa típica alemã que garante sucesso, também conhecida como “Waffeln mit Vanillie-eis und heisser Rotweinsosse”!

O nome em alemão já é um pouco difícil. Para um brasileiro, pronunciar é quase impossível (a não ser que tenha descendência alemã). Mas a tradução sempre dá água na boca: waffle com sorvete de baunilha e molho de vinho tinto quente, receita típica da região da Renânia do Norte, na Vestfália.

Ingredientes (para 10 waffles):

150 g de açúcar

250 g de manteiga

1 pitada de sal

3 ovos (separar gema e clara)

20g de açúcar de baunilha

100 g de amido de milho (Maizena)

150 g de farinha de trigo

Uma pitada de fermento químico

4 colheres de sopa de leite

 

Modo de preparo:

Bater o açúcar e a manteiga até ficar cremoso. Adicionar o sal, as gemas, o açúcar de baunilha, amido, farinha de trigo e o fermento aos poucos. Por último, misturar o leite até obter uma massa não muito líquida e adicionar as claras batidas em neve. Com uma concha colocar um pouco da massa num ferro típico e assar os waffers até que ficam levemente dourados.

Para o molho de vinho tinto:

Ingredientes:

300 g de açúcar

150 ml de suco de laranja

400 ml vinho tinto demi-seco

2 anis estreladas

1 pequeno pau de canela

Um pouco de amido (Maizena)

Modo de preparo:

Numa panela média (de preferência de inox) caramelar o açúcar sem mexer. Quando estiver levemente dourado, adicionar o vinho, o suco de laranja, o anis estrelado e o pau de canela. Cuidado para não queimar! Deixar ferver tudo até o açúcar caramelizado derreter por completo (caso necessite, adicionar um pouco de água). Quando o liquido estiver transparente, engrossar com um pouco de amido até obter uma consistência de um molho.

Como servir:

Colocar uma bola de sorvete sobre o waffer e cobrir com o molho de vinho ainda quente.

Guten Appetit!

 

Fonte: As receitas do chef alemão | Chef Heiko Grabolle